Pages

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Religiosos avaliam papel da Igreja nas negociações do Governo com agricultores de Barra de Santana

Apesar da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) ter dito em sua fala inicial, que teria partido dela o convite para o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha acompanhará na visita à Barra de Santana, a quem garanta que foi o inverso. Partiu de Dom Jaime a iniciativa de convencê-la a ir até o Distrito de Barra de Santana, dialogar com os agricultores em torno das reivindicações. Além de Dom Jaime, quem também viajou no avião com a governadora, foi o administrador da Diocese de Caicó, Padre Ivanoff da Costa Pereira. Ambos tiveram papeis importantes de articulação junto ao Governo do Estado. O Blog do Marcos Dantas conversou com os dois, e quis saber como eles avaliam o papel da Igreja, em situações de conflitos como esta:
12129
Padre Ivanoff
“Nós estamos sempre atentos, quando não aqui, o padre Erivan, Dom Jaime, e os movimentos sociais estarão atentos. Foi bom a governadora ter vindo para ouvir e ver a cara do povo. É como diz o Papa Francisco, é preciso sentir o cheiro do povo”.
12130
Dom Jaime
“O Governo convida a Igreja, eu acho que isso também é importante. Nós apenas prestamos um serviço. A responsabilidade é do Estado, nós não estamos assumindo nenhum compromisso. Apenas estamos acompanhando e nos colocando, solidariamente ao lado do povo. Porque como pastores do povo de Deus, não podemos ficar alheios às incertezas e injustas pelas quais o povo passa. Ela veio, anunciou as datas, aquilo que devia se fazer, e a criação da comissão, que é um fórum para que possa as coisas se desenvolver. E nós nos sentimos bem a vontade para cobrar e falar daquilo que for necessário, em termos de execução das conversas que forem feitas”.

0 comentários:

Postar um comentário