Pages

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

BODÓ: COMUNIDADES REIVINDICAM SEUS DIREITOS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA.

                                 



                         

                  


Foi realizada uma Audiência Publica na Câmara Municipal de Bodó hoje(30) através de solicitação do Presidente da Casa Legislativa, José Airton Assunção Gomes, aprovada pelos demais vereadores. O objetivo da referida Audiência foi debater e encontrar soluções para a regularização dos limites territoriais que estão em questão nos municípios de Bodó, Santana do Matos, Lagoa Nova e Cerro Corá.
Estiveram presentes vários representantes e moradores das Comunidades de Macambira, Cabeço dos Ferreiras, Serra do Meio, Paraiso, Bom Jardim e Gameleira. Os vereadores de Bodó, de cerro Corá, Santana, Lagoa Nova e cerro Corá, também marcaram presença e fizeram seus pronunciamentos.
Representantes da SEARA, e o delegado Raimundo Costa, falaram com sugestões mais técnicas sobre o assunto. Representantes das comunidades também puderam falar em nome dos moradores, segundo Alexsandra Ferreira - Presidente da Associação do cabeço dos ferreiras, nenhum morador do Cabeço e Macambira, querem pertencer ao município de Santana do Matos, de uma vez que são beneficiados por Bodó, e que já estão e organizando para fazerem um plebiscito confirmando suas opiniões formadas.
representando o prefeito de Cerro Corá quem falou foi o Coordenador da Secretaria de Agricultura "Santos" ele confirmou que o município de Cerro Corá não abrirá mão das comunidades de Bom Jardim e Paraiso, já a comunidade do Riachao sim podera ficar para Bodó, até mesmo pela questão da proximidade, segundo ele, é conhecedor de toda a região Serrana e seus limites.
O Prefeito de Bodó Francisco Santos "Tinha", em sua fala reafirmou para todos os representantes das Comunidades Rurais que essa luta para resolver a problemática é antiga e que se depender dele, todos os moradores terão o direito de buscarem as melhores soluções, devem expressarem suas vontades e sugestões já que são beneficiados por Bodó e não pretendem acatar as mudanças. concluiu deixando bem claro o seu apoio total na busca para resolução da causa em questão, e direcionou o apelo aos Prefeitos(as) e vereadores das outras cidades em foco para que tudo fosse resolvido na parceria e com acordos positivos para ambos. Segundo o Prefeito "Tinhá", o que não pode é tudo continuar como estar.
Já o Presidente da Câmara de Bodó, José Airton A. Gomes, em suas colocações sobre os limites territoriais em questão nos municípios Serranos ressaltou o seguinte: "Santana do Matos hoje não quer abrir mão das Comunidades do Cabeço dos Ferreiras e Macambira apenas pelo financeiro, a chegada dos Parques Eólicos 'e o principal motivo, mais eu sou a favor de que o poder de decisão tem que ficar nas mãos dos moradores das comunidades que não querem em hipótese alguma pertencerem a Santana do Matos." Afirmou o Presidente. Ficou acordado entre as autoridades e representantes que na sequencia realizariam audiências públicas nas outras cidades citadas na questão para continuação dos procedimentos necessários. O representante da SEARA Amarildo, encerrou a audiência reafirmando que os trabalhos dão prosseguimentos na Secretaria do Estado de Assuntos Fundiários e de Apoio a Reforma Agrária.

0 comentários:

Postar um comentário