Pages

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Blogueiros do Rio Grande do Norte recebem homenagem da AL/RN pelo seu dia

A solenidade contou com a presença dos titulares dos principais blogs do Estado
Por iniciativa dos deputados Fábio Dantas (PHS) e Kelps Lima (PR) a Assembleia Legislativa (ALRN) realizou uma sessão solene nesta segunda-feira (2) em homenagem ao Dia do Blogueiro, comemorado hoje. O presidente Ricardo Motta prestigiou a solenidade. Fábio Dantas ressaltou a importância desse instrumento de comunicação, vencendo barreiras e promovendo a informação instantânea. A solenidade contou com a presença dos titulares dos principais blogs do Estado, tanto da capital quanto das diversas regiões do RN. O jornalista F. Gomes, assassinado em 2010, também foi lembrado por sua atuação.
Os propositores da homenagem destacaram o trabalho dos profissionais. “Se nós chegarmos a qualquer dia da semana, em qualquer lugar, no interior ou capital, vamos nos informar pela informação trabalhada que pode ser acessada em qualquer lugar do mundo”, disse Fábio Dantas. O parlamentar citou o início do surgimento dos blogs, que foram se aprimorando com o passar dos anos. Kelps Lima lembrou a democratização da informação promovida pelos blogs: “Quem detinha o controle absoluto, perdeu esse controle, que agora está na mão da sociedade”.
O jornalista Diógenes Dantas, autor do Blog do Diógenes e posteriormente do portal de notícias Nominuto.com, fez um pronunciamento representando a categoria e afirmou que os blogs surgiram para atender a sede de informação das mais diversas áreas da sociedade e se popularizaram rapidamente. “Para mim é uma honra voltar a esta Casa para receber esta homenagem”, disse.
O jornalista citou dados da expansão dos blogs, criados em 1999 e que hoje, segundo estimativas, já somam mais de 200 milhões. Diógenes parabenizou todos os blogueiros pelo seu trabalho, mas fez críticas a quem covardemente faz publicações anônimas. As placas comemorativas recebidas por Diógenes Dantas e pela jornalista Thaisa Galvão ficarão no Comitê de Imprensa do parlamento estadual.
 Dia do Blogueiro. A Assembleia Legislativa realizou sessão solene para homenagear os profissionais do setor. Fui convidado para falar em nome da turma.
Eis o pronunciamento:
Senhor presidente,
Senhoras e senhores deputados,
Senhoras e senhores homenageados,
Para mim é uma honra estar aqui hoje (2), nesta casa onde fui diretor por mais de seis anos no processo de criação e implantação da TV Assembleia do Rio Grande do Norte, para proferir algumas palavras sobre uma atividade extremamente relevante nos dias atuais: o ofício de blogueiro.
O que significa blog? Hugh Hewitt, do New York Times definiu assim: “Blog á a contração da expressão inglesa weblog. Log significa diário, como o diário de um capitão de navio. Portanto, weblog é uma espécie de diário mantido na internet por uma ou mais pessoas”.
O primeiro blog surgiu em 1999. É coisa do finalzinho do século passado. Estima-se que atualmente existem mais de 200 milhões de blogs no mundo.
Os blogs surgiram para atender a sede de informações nas mais diversas áreas do conhecimento, mas chamaram atenção pela primeira vez quando invadiram a seara política e passaram a ser ferramenta do jornalismo.
O fenômeno mundial não foi diferente no Rio Grande do Norte, onde os blogs se popularizaram rapidamente no rastro das últimas eleições. E os senhores, que são políticos, sabem disso. Ao longo dos últimos anos, o trabalho do blogueiro ganhou importância e abrangência.
Os blogs repercutem um assunto rapidamente, em tempo real, para desespero dos veículos da mídia tradicional.
Os blogs se espalharam por todos os recantos do Estado. Em algumas cidades, chega a ser o único veículo de comunicação social, cumprindo o papel da velha difusora em tempos passados.
Eu tenho 25 anos de profissão, a maioria deles dedicada à televisão e aos jornais impressos. Mas há cerca de oito anos, eu estou dedicado ao jornalismo on-line. Parece pouco tempo, mas podemos considerar uma eternidade em se tratando de atividade na internet, onde tudo acontece de forma muito rápida. Minha primeira experiência foi com o Blog do Diógenes, entre 2005 e 2007, quando a revolução dos blogs estava tomando conta do mundo.
Naqueles anos, já deu para sentir a força da informação on-line, o recall do público, a interação, o hábito e a repercussão do que estava sendo escrito. Foram milhares de acessos em poucos meses.Portanto, finalizo, dando os parabéns a todos os blogueiros em seu merecido dia.
Obrigado a todos. E parabéns!

0 comentários:

Postar um comentário