Pages

terça-feira, 16 de abril de 2013

Bodó: Secretaria Municipal de saúde inicia campanha de vacinação contra a gripe

A campanha nacional de vacinação contra a gripe, que começa nesta segunda-feira (15) e vai até o dia 26 de abril, oferecerá imunização gratuita em 65 mil postos de saúde de todo o país, segundo o Ministério da Saúde. Feita com o vírus inativado, a vacina é segura e a única contra indicação é para as pessoas que têm alergia severa a ovo.
Em sua 15ª edição, a campanha tem como público-alvo: gestantes, indígenas, presidiários, profissionais de saúde, idosos com 60 anos ou mais e crianças de seis meses a dois anos. Doentes crônicos e mulheres no período de até 45 dias após o parto também devem receber a vacina.
Neste ano, vão ser distribuídas 43 milhões de doses da vacina, que protegem contra três subtipos do vírus influenza: A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B. Estes são os subtipos que mais circularam no inverno passado, segundo o ministério.

A Prefeitura Municipal de Bodó, através da Secretaria de Saúde iniciou a vacinação nesta segunda-feira (15) pelo ESF da Zona Rural, nas localidade de Cabeço dos Ferreiras, com a Enfermeira Ana Paula,Dapaz e os agentes de saúde, Ferrerinha e Chaguinha. Ao longo da semana os profissionais de saúde estarão atendendo o público alvo no Centro de Saúde e nas seguintes comunidades rurais:
16/04 – Ponta de Linha,PauD'oléo e Fervedeira (Ana paula,Dapaz e Chaguinha)
17/04 – Catarino,Gameleira e Cachoeira(Ana Paula Dapaz e Joelson)
20/04 – Posto de Saúde Dia "D" de Vacinação(Equipe de Vacinação)
22/04 – Jatuarana Massangana,Bom Jardim,Paraiso e Tupinanbá(Ana paula Dapaz e Itamar)
24/04 – Riachão(Ana paula,Dapaz e Neide)
No próximo sábado, dia 20 de abril, Dia D da Campanha, a Secretaria Municipal de Saúde já preparou todo um cronograma. Estarão funcionando das 8 horas da manhã até às 16h30, todos os ESF’s"Equipe Saúde da Família" da Zona Urbana, no Posto de Saúde
“O nosso objetivo é cumprir a meta do Ministério da Saúde e vacinar 80% do público alvo. Por isso, mobilizamos todos os profissionais de saúde, porém é preciso que as pessoas não deixem para última hora e procure desde já os locais de vacinação levando consigo o cartão de vacinação”, disse o secretário de Saúde, Maxswel Dionísio dos Santos.

0 comentários:

Postar um comentário