Ao retomar em plenário os sérios problemas por que passam os agricultores em virtude do agravamento da seca, o deputado Nelter Queiroz (PMDB) pediu providências ao governo para que dê prioridade a obras diversas no Seridó, como a perfuração de poços, a construção de estradas e, no caso do governo federal, a construção da Barragem Oiticica e também a autorização para abertura das comportas do açude Mãe Dágua, que fica em Curemas, na Paraíba.
“A governadora precisa acionar o governo federal. Em várias gestões essa iniciativa foi necessária. No caso específico de Jucurutu, a única forma de resolver definitivamente essa situação é a construção da barragem Oiticica”, disse o deputado. A licitação para a obra está em andamento e a expectativa é que até o próximo ano a obra seja iniciada.
No caso da construção de estradas, Nelter fez um apelo para que o governo do RN priorize duas RNs, uma ligando São Tomé a Cerro Corá e outra de Lagoa Nova a Tenente Laurentino. “A construção dessas estradas pode colaborar inclusive para amenizar a fome e as dificuldades, empregando mão de obra local num momento difícil como esse”, disse.
O deputado sugeriu a abertura das comportas do açude Mãe Dágua porque o Rio Piranhas, que banha Jardim de Piranhas, Jucurutu e parte da zona rural de São Fernando, está sem água. Em casos emergenciais, também abastece Caicó, Timbaúba dos Batistas e São Fernando, pela adutora Manoel Torres.
0 comentários:
Postar um comentário