Pages

terça-feira, 20 de setembro de 2011

19/09/2011 Promotor Raimundo Sílvio afirma que nenhum Governo prioriza educação e educadora Cláudia Santa Rosa defende que 50% da verba publicitária do Estado seja destinada para campanhas educativas

Durante audiência pública realizada nesta segunda-feira(19) o promotor de Justiça de Defesa da Educação, Raimundo Sílvio, criticou a Prefeitura de Natal por não saldar uma dívida com o setor educacional no valor de R$ 50 mil.

“Hoje temos uma dívida com a educação de aproximadamente 50 milhões de reais, em Natal, de recursos carimbados, aqueles que o município é obrigado a repassar para a Educação. Se tivéssemos uma mobilização, já teria havido uma grande revolta”, enfatizou Raimundo Sílvio.

A audiência pública foi sobre o tema “A importância da parceria família e escola”, no Centro de Educação Profissional Jessé Freire, numa iniciativa do mandato da deputada estadual Gesane Marinho. 
Segundo o promotor Raimundo Sílvio(foto), nenhum Governo trata a educação como prioridade. Ele alertou para a necessidade de se acompanhar de perto todas as notícias relacionadas à educação e deu sua sugestão: a união entre família e escola.

“Ninguém trata a educação como prioridade, por isso o papel da família é decisivo. Nos unirmos é o desafio maior, a única alternativa”, afirmou Raimundo Sílvio. 

Outra crítica ferrenha ao setor educacional veio da ex-secretária de Educação de Natal e atual diretora do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), Eleika Bezerra.

“Não passa de discurso dizer que a educação é prioridade, mas educação não se faz sem recursos e corrupção, entre aspas, é também a não prioridade de políticas públicas. Na hora em que deixo de investir no pão e invisto no circo, isso é corrupção, pois desvia da real necessidade da população”, disse Eleika.

Campanhas educativas

A educadora Cláudia Santa Rosa(foto), coordenadora do Instituto de Desenvolvimento da Educação(IDE),  sugeriu que 50% das verbas de publicidade do Poder Público fossem destinadas à realização de campanhas educativas.

“O Governo do Estado gasta milhões de reais com matérias publicitárias sem nenhum cunho educativo. Está na hora de mudar isso. O Governo deveria gastar, no mínimo, 50% dos recursos destinados à publicidade com campanhas educativas”, declarou Cláudia Santa Rosa.
A deputada Gesane Marinho(foto) concordou com a sugestão de Cláudia Santa Rosa e se comprometeu em defender a proposta junto ao governo de Rosalba Ciarlini.

Todas as propostas e sugestões feitas pelos participantes da audiência pública estarão contidas na “Carta da Mobilização Social pela Educação” que o mandato de Gesane vai elaborar e entregar à governadora Rosalba Ciarlini.

A audiência promovida por Gesane contou também com a presença do consultor do MEC, Paulo Ronaldo dos Santos; da secretária de Educação do RN, Betânia Ramalho; de representantes da Secretaria de Educação de Natal; da União Nacional dos Dirigentes em Educação-Undime; de várias Dired’s; além de gestores, educadores e estudantes.

0 comentários:

Postar um comentário