Pages

quarta-feira, 11 de maio de 2011

1ª REUNIÃO DAS TRILHAS POTIGUARES EM BODÓ-RN






Nesta terça feira dia 10/05, aconteceu no auditório Silvestre Soares ( Prefeitura Municipal), a 1ª reunião do Programa Trilhas Potiguares no município de Bodó, com o objetivo de elencar as demandas locais. A Srª Edneide Maria Pinheiro Galvão ( professora da UFRN), coordenou a reunião que contou com representantes dos diversos segmentos da sociedade bodoense.
O Programa tem o objetivo Propor novas formas de aplicação do conhecimento gerado na universidade, a partir do contato com as demandas da comunidade externa, buscando a construção solidária do saber, voltado para o desenvolvimento sustentável das comunidades. As ações do projeto estão objetivamente voltadas à melhoria da qualidade de vida da população potiguar, priorizando o respeito à cultura e tradição locais, estabelecendo uma sintonia fina entre o saber acadêmico e o saber popular.

O Programa Trilhas Potiguares é uma iniciativa inovadora de atuação em comunidades, criado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no final de 1995.
Em cinco anos de atuação o Programa já atuou em 37 municípios do Rio Grande do Norte, incluídos na região mais seca do estado.
Com a participação de cerca de 2000 voluntários, entre alunos, professores e funcionários da UFRN, estima-se que a população, beneficiada até o momento, pelas diversas ações do Programa, chegue a mais de 100.000 pessoas.
Durante a realização do Programa, em 1996 e 1997, a Pró-Reitoria de Extensão promoveu concursos de fotografias e crônicas de viagens com o objetivo de abrir espaço para a criatividade e percepção social crítica da comunidade universitária.
O município de Bodó através do Prefeito Avamar Alves aderiu pela segunda vez ao Programa oferecendo hospedagem e alimentação aos 16 alunos e professores da UFRN, que chegarão no final do mês de julho do ano em curso.

0 comentários:

Postar um comentário