Pages

terça-feira, 8 de março de 2011

Em pronunciamento no plenário da Assembléia, Márcia Maia destaca interiorização do ensino superior

Foto: João Gilberto
Em pronunciamento na sessão desta terça-feira(1º) no plenário da Assembléia Legislativa, a deputada Márcia Maia(foto) destacou a interiorização do ensino superior e a inauguração do Campus da Ufersa, na cidade de Angicos.

A Universidade já funcionava no município desde 2009, mas agora terá nova infraestrutura para oferecer um serviço mais qualificado aos estudantes.

Márcia ressaltou os esforços do prefeito Ronaldo Teixeira e das deputadas federais Fátima Bezerra e Sandra Rosado para garantir o investimento na cidade da região Central.

“É uma luta valorosa do prefeito Ronaldo Teixeira e especialmente das deputadas federais Fátima Bezerra e Sandra Rosado que lutaram a contento para que o Rio Grande do Norte e a região Central pudessem receber importante benefício”, disse Márcia.

O investimento do Governo Federal para a construção do novo Campus ultrapassa a faixa dos R$ 22 milhões.

Márcia destacou a dificuldades dos jovens da região do semiárido em conquistar um diploma de nível superior. “Para se ter uma ideia, apenas duas em cada cem pessoas têm acesso ao ensino superior na região, enquanto no ABC paulista essa relação é de 45 para cada cem e nas capitais do Nordeste é de 35 por cem”, enfatizou a deputada do PSB.

A parlamentar lembrou ainda que o crescimento das universidades e do ensino superior no país é resultado da política de interiorização do ensino superior do Governo Federal que prevê através do Ministério da Educação (MEC) mais R$ 3,5 bilhões no setor.

Além dos municípios da região Central, estudantes de outras regiões do Rio Grande do Norte e de Estados vizinhos como Ceará, Pernambuco e Paraíba, além de Sergipe, Minas Gerais e São Paulo também são beneficiados pelo novo Campus da Ufersa.

“A instalação dessa universidade é mais um exemplo da caminhada a passos largos que o Governo Federal vem empreendendo e espero, sinceramente, que o Governo do Estado siga esse exemplo com ações efetivas e reais no combate à exclusão social nas regiões mais pobres do nosso Rio Grande do Norte”, observou Márcia Maia.

0 comentários:

Postar um comentário