Foto: João Gilberto
Em pronunciamento na sessão desta terça-feira(1º) no plenário da Assembléia Legislativa, a deputada Márcia Maia(foto) destacou a interiorização do ensino superior e a inauguração do Campus da Ufersa, na cidade de Angicos.
A Universidade já funcionava no  município desde 2009, mas agora terá nova infraestrutura para oferecer  um serviço mais qualificado aos estudantes. 
Márcia ressaltou os esforços do  prefeito Ronaldo Teixeira e das deputadas federais Fátima Bezerra e  Sandra Rosado para garantir o investimento na cidade da região Central.
“É uma luta valorosa do prefeito  Ronaldo Teixeira e especialmente das deputadas federais Fátima Bezerra e  Sandra Rosado que lutaram a contento para que o Rio Grande do Norte e a  região Central pudessem receber importante benefício”, disse Márcia.
O investimento do Governo Federal para a construção do novo Campus ultrapassa a faixa dos R$ 22 milhões.
Márcia destacou a dificuldades  dos jovens da região do semiárido em conquistar um diploma de nível  superior. “Para se ter uma ideia, apenas duas em cada cem pessoas têm  acesso ao ensino superior na região, enquanto no ABC paulista essa  relação é de 45 para cada cem e nas capitais do Nordeste é de 35 por  cem”, enfatizou a deputada do PSB.
A parlamentar lembrou ainda que o  crescimento das universidades e do ensino superior no país é resultado  da política de interiorização do ensino superior do Governo Federal que  prevê através do Ministério da Educação (MEC) mais R$ 3,5 bilhões no  setor.
Além dos municípios da região  Central, estudantes de outras regiões do Rio Grande do Norte e de  Estados vizinhos como Ceará, Pernambuco e Paraíba, além de Sergipe,  Minas Gerais e São Paulo também são beneficiados pelo novo Campus da  Ufersa.
“A instalação dessa universidade  é mais um exemplo da caminhada a passos largos que o Governo Federal  vem empreendendo e espero, sinceramente, que o Governo do Estado siga  esse exemplo com ações efetivas e reais no combate à exclusão social nas  regiões mais pobres do nosso Rio Grande do Norte”, observou Márcia  Maia.

0 comentários:
Postar um comentário