Pages

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Fórum dos Governadores: Presidenta Dilma anuncia a criação do Ministério das Micro e Pequenas Empresas e diz que o Nordeste é o desafio do seu governo

Foto: Marcos Rodrigues
A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda (21), em Sergipe, que a redução das desigualdades regionais depende de uma ação mais intensa no Nordeste que em outras regiões. Ela afirmou que é "impossível" cumprir a meta de erradicação da miséria estabelecida pelo atual governo sem erradicar a miséria no Nordeste

"Só conseguiremos reduzir a desigualdade regional se fizermos aqui um pouco mais do que fazemos no resto do Brasil porque aqui há uma trajetória de desigualdade que vem da oligarquia, da escravidão. Temos que fazer aqui um esforço imenso. Por isso, eu tenho um compromisso, eu diria, de alma, com esta região", afirmou.

Na região, Dilma obteve 18,4 milhões de votos no segundo turno da eleição presidencial, mais que o dobro dos votos do adversário, José Serra (PSDB).

A presidente discursou na abertura do 12º Fórum de Governadores do Nordeste, no município de Barra dos Coqueiros, em Sergipe. "O Nordeste é o grande desafio da minha gestão, como foi na gestão Lula", afirmou. Durante o discurso, ela também anunciou a criação do Ministério das Micro e Pequenas Empresas como forma de estímulo ao investimento e apoio aos pequenos empreendedores.

Como forma de impulsionar o desenvolvimento do Nordeste, ela também defendeu o projeto de valorização do salário mínimo aprovado pela Câmara e que deve ir nesta semana a votação no Senado. "É importante a política de salário minimo que aprovamos na Câmara e esperamos aprovar no Senado", declarou.

Ela criticou a chamada "guerra fiscal" entre estados, embora tenha admitido que, sem isso, "alguns investimentos" não teriam sido feitos no Nordeste. "Não é nem será a melhor forma de atrair investimentos. Não beneficia a região, mas beneficia de forma particular o investidor", enfatizou.

A presidente afirmou que enviará ao Congresso um projeto prorrogando até 2018 o incentivo fiscal ao investimento produtivo no Nordeste.

Fonte: Portal G1

0 comentários:

Postar um comentário