Pages

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Crescimento do RN é pauta de reunião entre Rosalba Ciarlini e superintendente do BNB‏



A governadora Rosalba Ciarlini foi recebida na manhã desta quarta-feira pelo o superintendente estadual do Banco do Nordeste no Rio Grande do Norte, José Maria Vilar. A pauta do encontro foi “Grandes Temas da Economia do RN” e tratou sobre os programas desenvolvidos pela instituição financeira e possíveis parcerias para impulsionar o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.
Em sua apresentação, o superintendente José Maria citou os indicadores de crescimento do Nordeste nos últimos anos e como a atuação do BNB contribuiu para isso. Presente em quase dois mil municípios de 11 estados – sendo nove do Nordeste e dois do Sudeste (MG e ES) –, o banco é destaque na parte de financiamentos de longo prazo no RN, atingindo 65,5% dos empréstimos realizados no estado, excluindo apenas o crédito imobiliário.
Atento ao potencial econômico do Rio Grande do Norte, o superintendente estadual do Banco do Nordeste, José Maria Vilar, apresentou uma série de temas que fortalecerão a economia do estado nos próximos 10 anos. Segundo dados do BNB, a previsão é que o PIB (Produto Interno Bruto) do RN cresça pelo menos 6% ao ano entre 2011 e 2020. Isso levando em conta o crescimento da população a partir de dados do IBGE.
Entre os principais projetos de fomento a novos pólos industriais está o apoio à mineração, cerâmica, geração de energia eólica, cadeia de petróleo e gás, turismo e indústria de minerais não terrosos. Porém, para atrair investimentos nessas áreas, é preciso estruturar o Rio Grande do Norte, em especial os portos. “Nos contatos que mantemos com empresários, a questão dos portos é o grande gargalo do estado”, alertou o superintendente do BNB, problema que já foi diagnosticado pela atual gestão.
A governadora Rosalba Ciarlini concordou com o superintendente do BNB e disse que está à disposição para marcar uma reunião com o banco e investidores para discutir o tema. Ela também lembrou a importância das estradas para essa atividade, já que muitas peças precisam viajar quilômetros até chegar às usinas e com o potencial eólico existente no estado essa oportunidade não pode ser desperdiçada, o que foi ratificado pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama. “Nós temos aqui uma verdadeira Itaipu dos ventos”, disse.
Ao final da reunião, Rosalba Ciarlini agradeceu a oportunidade de discutir temas tão importantes para a economia potiguar e de poder contar com a parceria do BNB para alavancar o estado. “Quero que vocês se sintam a vontade não só nas sugestões, mas nas críticas construtivas também”, finalizou a governadora.
Vários auxiliares de Rosalba participaram do encontro.

0 comentários:

Postar um comentário