Pages

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

CHOVE, CHUVA!!! MUNICÍPIOS DO RN QUE JA CHOVERAM MAIS DE 100MM

Dos 167 municípios de RN, em 17 deles já choveu mais de 100mm.Os dados são do site da EMPARN, atualizados até hoje. Veja abaixo a relação desses 17 municípios e quanto choveu em cada um deles. Campo Redodo é o primeiro.CAMPO REDONDO(EMATER) - 234.1JANDUIS(EMATER) - 202.2SANTANA DO MATOS(EMATER) - 188.5PEDRO VELHO(PREFEITURA) - 179.2MOSSORO(PARTICULAR) - 156.6JARDIM DE PIRANHAS(PREFEITURA) - 152.0CORONEL EZEQUIEL(PARTICULAR) - 151.2SAO FERNANDO(EMATER) - 147.7CAICO(EMATER) - 142.7SAO RAFAEL(EMATER) - 127.3IPANGUACU(BASE FISICA DA EMPARN) - 126.0MAJOR SALES(PREFEITURA) - 125.6UPANEMA(PREFEITURA) - 119.3BODÓ(EMATER/ST. BEIRA RIO-EXT.) - 115.6MARTINS(PARTICULAR) - 115.0SAO JOAO DO SABUGI(EMATER) - 110.1FLORANIA(INEMET) - 101.0
MANGABA SE MOSTRA EFICAZ NO COMBATE À HIPERTENSÃO
O que a sabedoria popular já dizia, agora foi comprovado em pesquisa científica e, mais do q
isso, resultados surpreenderam farmacêuticos.
Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais estão animados com os primeiros testes com plantas para tratamento da hipertensão. A mangabeira, por exemplo, se mostrou muito mais eficaz que o remédio mais vendido contra a pressão alta. Ela já foi tão comum que deu nome ao Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte. Nas lojas de produtos naturais, é procurada pelo nome do fruto, mangaba, e vendida como cascas do tronco. “Para controle de diabetes, colesterol e hipertensão, para quem tem pressão alta”, disse a vendedora de ervas Silvana Morais. O que a sabedoria popular já dizia, agora foi comprovado em pesquisa científica e, mais do que isso, o resultado surpreendeu os farmacêuticos. No combate à hipertensão, a mangabeira tem substâncias que na dose certa podem ser mais potentes e mais eficientes que remédios muitos usados hoje. Os pesquisadores fizeram um extrato da folha, dissolveram em água e serviram a camundongos hipertensos. As análises mostraram que o chá da mangabeira tem três princípios ativos. Juntos, eles são até dez vezes mais potentes do que o captopril, usado no tratamento da pressão alta. O chá ainda tem uma qualidade extra: além de inibir a produção de substâncias que causam a hipertensão, ele também é vasodilatador. Nos animais, a pressão arterial baixou e ficou controlada. “O uso do medicamento se faz em doses muito mais baixas e muito mais efetivas do que o chá preparado rotineiramente”, disse Virgínia Soares Lemos, professora do Departamento de Farmacologia da UFMG. O comerciante Daniel Gonçalves toma o chá de casca de mangabeira há seis meses. Conheceu a receita com um sertanejo baiano. “Realmente baixou minha pressão. O último exame que eu fiz foi em janeiro desse ano e realmente comprovou essa eficácia da mangaba”. A especialista em plantas medicinais, Maria das Graças Lins Brandão, professora da UFMG, alerta que não se deve trocar medicamentos por chá sem autorização médica. “O perigo é de fazer o remédio de forma inadequada, extrair uma quantidade grande de princípio ativo, usar uma dose excessiva e fazer até mal ou não fazer o efeito adequado”. Os testes em humanos devem começar neste ano. A pesquisa também investiga os poderes da raiz do olho-de-boi contra a pressão alta.

1 comentários:

  1. Maravilhoso ver que os antigos estavam certos. Contra a verdade não há argumento e mais cedo ou mais tarde a verdade sempre vem à tona, uma pena que nesse interim muitos acabam perdendo.
    Mari Santos
    http://plantasmedicinaisdaamazonia.googlepages.com

    ResponderExcluir