O que a sabedoria popular já dizia, agora foi comprovado em pesquisa científica e, mais do que isso, o resultado surpreendeu os farmacêuticos
Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais estão animados com os primeiros testes com plantas para tratamento da hipertensão. A mangabeira, por exemplo, se mostrou muito mais eficaz que o remédio mais vendido contra a pressão alta. Ela já foi tão comum que deu nome ao Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte. Nas lojas de produtos naturais, é procurada pelo nome do fruto, mangaba, e vendida como cascas do tronco. “Para controle de diabetes, colesterol e hipertensão, para quem tem pressão alta”, disse a vendedora de ervas Silvana Morais. O que a sabedoria popular já dizia, agora foi comprovado em pesquisa científica e, mais do que isso, o resultado surpreendeu os farmacêuticos. No combate à hipertensão, a mangabeira tem substâncias que na dose certa podem ser mais potentes e mais eficientes que remédios muitos usados hoje. Os pesquisadores fizeram um extrato da folha, dissolveram em água e serviram a camundongos hipertensos. As análises mostraram que o chá da mangabeira tem três princípios ativos. Juntos, eles são até dez vezes mais potentes do que o captopril, usado no tratamento da pressão alta. O chá ainda tem uma qualidade extra: além de inibir a produção de substâncias que causam a hipertensão, ele também é vasodilatador. Nos animais, a pressão arterial baixou e ficou controlada. “O uso do medicamento se faz em doses muito mais baixas e muito mais efetivas do que o chá preparado rotineiramente”, disse Virgínia Soares Lemos, professora do Departamento de Farmacologia da UFMG. O comerciante Daniel Gonçalves toma o chá de casca de mangabeira há seis meses. Conheceu a receita com um sertanejo baiano. “Realmente baixou minha pressão. O último exame que eu fiz foi em janeiro desse ano e realmente comprovou essa eficácia da mangaba”. A especialista em plantas medicinais, Maria das Graças Lins Brandão, professora da UFMG, alerta que não se deve trocar medicamentos por chá sem autorização médica. “O perigo é de fazer o remédio de forma inadequada, extrair uma quantidade grande de princípio ativo, usar uma dose excessiva e fazer até mal ou não fazer o efeito adequado”. Os testes em humanos devem começar neste ano. A pesquisa também investiga os poderes da raiz do olho-de-boi contra a pressão alta.
Links Patrocinados
Disfunção Erétil?
ProMen é a Solução! Conheça nossos tratamentos de qualidade.
www.promen.com.br/
Ervas Contra o Diabete
Aumente o uso da glucose e o metabolismo com AyurGold!
ayurgold.com
Chá Sucupira em Cápsulas.
Auxilia Artrite,Artrose,Reumatismo. Verdadeiras. Patenteada. Comprove. nunca havia tido problemas do tipo. Mangaba se mostra eficaz no combate à hipertensão
Do G1, com informações do Jornal Nacional
Médicos que cuidam da saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva disseram que novos exames para avaliar suas condições serão realizados neste sábado (30), no Instituto do Coração, em São Paulo. Fonte G1.com.
Veja o site do Jornal Nacional
O presidente descansa em sua residência em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, após ter tido uma crise de hipertensão na noite desta quarta-feira.
O cardiologista Roberto Kalil Filho, médico particular do presidente Luiz Inácio Lula da Silva há mais de 20 anos, afirmou que Lula nunca tinha tido problemas de hipertensão.
"O presidente é uma pessoa saudavel. Como vocês sabem, faz avaliação clínica regularmente. A chamada crise hipertensiva é a primeira vez", disse.
Lula teve uma crise de hipertensão na noite de quarta (27). Por conta do episódio, ele cancelou a ida ao Fórum Econômico, em Davos, na Suíça.
O presidente foi atendido num hospital no em Recife e, no final da manhã, desembarcou em São Paulo. No início da noite, a assessoria do Palácio do Planalto informou que Lula descansou durante o dia, se encontra bem-humorado e apresenta pressão normal.
Saiba quais problemas de saúde Lula enfrentou desde a posse
Veja, hora a hora, os eventos antes e após a internação de Lula
Durante a inauguração de uma obra na quarta (27), Lula deu sinais de que não se sentia bem. "Eu vou ser muito breve porque estou com a garganta não muito boa e não quero ser o primeiro paciente dessa UPA aqui", disse, ao inaugurar uma unidade de pronto-atendimento em Pernambuco.
Lula já sentia os efeitos de uma sinusite crônica, uma inflamação nos seios da face. À noite, no Recife, o presidente participou de uma homenagem aos judeus mortos ho Holocausto. E foi jantar com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) no Palácio do Governo. Lula, que continuava indisposto, não comeu.
Pouco depois das 23h, já dentro do avião que o levaria para Davos, na Suíça, para participar do Fórum Econômico, a indisposição piorou.
O médico da comitiva diagnosticou uma crise hipertensiva. A pressão do presidente estava alta, em 18 por 12. Mesmo assim, foi difícil convencer Lula a ir a um hospital.
"Eu tirei o presidente do avião e achei que ele não deveria viajar. Foi por ordem médica que ele não viajou. Ele, inclusive, até o último momento relutou: 'não, vamos viajar'. Mas eu falei 'não presidente, vamos pra casa'", contou o médico Cléber Ferreira.
Apesar de o presidente ter voltado de férias há pouco mais de duas semanas, o cansaço foi apontado como a principal causa da indisposição. É que o presidente retomou o trabalho num ritmo muito forte. A orientação dos médicos é que, nos próximos dias, ele faça uma avaliação médica.
Leia mais notícias de Política Fonte:G1.com
0 comentários:
Postar um comentário