Pages

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Avamar participa de Encontro Nordestino de Prefeitos

Natal participou na manhã desta sexta-feira (13), do 5º Encontro Nordestino de Prefeitos, na cidade de João Pessoa, na Paraíba. A capital foi representada pelo vice-presidente da Associação Nacional de órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) e o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Kalazans Bezerra. O encontro discutiu o tema, “Autonomia para os municípios no que diz respeito à fiscalização e o licenciamento ambiental.
Kalazans Bezerra abriu sua palestra defendendo a criação pelos municípios de órgãos, que fortaleçam o trabalho para garantir a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento urbano de forma equilibrada. Mostrou aos secretários e prefeitos presentes, a importância de se ter uma secretaria de meio ambiente fortalecida, com condições de licenciar e fiscalizar tudo o que acontece na cidade. “A exploração dos recursos com perspectiva de sustentabilidade com geração de emprego e renda resulta na melhoria e na qualidade de vida da população”, ressaltou ele.
Ele mostrou, ainda o exemplo de Natal, que está promovendo uma limpeza na cidade, fazendo a retirada de cartazes, placas e faixas, que em seis meses já foram retiradas mais de 13 mil peças, a desocupação de áreas públicas, combatendo fortemente as invasões. Para ele é preciso fazer este trabalho de forma inteligente com prevenção, educação e acima de tudo mostrando as pessoas a importância do trabalho da secretaria para o cotidiano das pessoas. “Esta é uma forma de acabar com o estigma de que a lei atrapalha o progresso ou impõe dificuldades”, afirmou ele.
Kalazans encerrou sua palestrando convocando os prefeitos a formarem uma rede visando o fortalecimento da ANAMMA através da Comissão Tripartite, composta pelas três esferas governamentais: federal, estadual e municipal para articular suas ações de meio ambiente. Ao final a plenária informou que a Paraíba estava efetivando a partir deste evento a sua seccional da ANAMMA no Estado.
O evento que teve início quinta-feira (12), foi encerrado com um painel sobre Meio Ambiente com o tema Degradação do Meio Ambiente, Plano de rearborização dos Municípios, Políticas Públicas para preservação do Ecossistema e Fontes de Energia Renovável. Estiveram presentes no evento prefeitos de várias cidades do Nordeste, inclusive do Rio Grande do Norte, secretários e técnicos.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

0 comentários:

Postar um comentário