Pages

terça-feira, 30 de setembro de 2025

Lula sofre para manter aliados do Centrão no Nordeste, região estratégica para 2026

 


Foto: Pei Fon/Zimel Press/Agência O Globo

Além da dificuldade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os dirigentes nacionais dos partidos do Centrão, o PT tem acumulado atritos com aliados integrantes dessas siglas no Nordeste, região em que tradicionalmente Lula tem bastante força. As disputas giram em torno da definição dos palanques para a eleição de 2026 e podem trazer problemas para o petista.

Um dos principais entraves vem da federação entre o União Brasil e o PP, que pressiona pelo desembarque do governo e dificulta alianças com o PT nos estados.

Já uma possível candidatura presidencial do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que perdeu força nos últimos dias, influenciaria palanques estaduais do seu partido, o Republicanos, e do PSD, presidido por um dos seus principais fiadores, Gilberto Kassab. O PSD também tem o governador do Paraná, Ratinho Júnior, como pré-candidato.

A federação entre o União e o PP já levou o ministro do Turismo, Celso Sabino, a pedir demissão. Há pressão para que o titular do Esporte, André Fufuca, siga o mesmo caminho.

Hoje, o PP é aliado do PT no Ceará, na Bahia e na Paraíba, mas uma federação com o União deixaria os partidos dentro da oposição. No caso do Ceará, há uma ala do União que também é próxima dos petistas, mas outro grupo do partido — que inclusive tem se aproximado do ex-governador Ciro Gomes (PDT), ferrenho crítico de Lula — tem articulado uma aliança de oposição no estado que incluiria inclusive o PL de Bolsonaro.

Em Pernambuco, o afastamento do PP começou antes mesmo da federação, apesar do tradicional apoio a Lula. De forma inversa, uma ala local do União Brasil tem proximidade com o PT no estado, mas há articulações para que a oposição contra o governo Lula prevaleça.

— A gente precisa ver qual vai ser o cenário nacional. Aqui no Nordeste existe uma tendência para Lula, mas precisa saber quem vai ser o candidato definido pela direita, centro-direita e centro-esquerda para poder enfrentar Lula. Se tiver um candidato que agregue todas essas frentes, muda o quadro — declarou o deputado Claudio Cajado (PP-BA).

Incerteza no PSD

Da mesma forma, os governadores de Sergipe, Fábio Mitidieri, e de Pernambuco, Raquel Lyra, ambos do PSD, têm diálogo aberto com o governo federal, mas também acumulam rivalidades com aliados importantes do governo Lula.

Raquel é adversária do presidente do PSB e prefeito do Recife, João Campos, e Mitidieri é rival de Rogério Carvalho, líder em exercício do governo no Senado. O PSD também é distante do PT no Maranhão e deve lançar um candidato a governador contra o grupo de Lula.

Mesmo governadores próximos ao Palácio do Planalto afirmam que não dariam palanque a Lula caso o PSD tenha candidato próprio.

— O PT de Sergipe faz oposição ao nosso governo. Eu sigo o meu partido e caso Ratinho seja candidato, será o nosso — disse Fábio Mitidieri.

O PT está dividido no estado e o governador é aliado do ministro petista da Secretaria-Geral, Márcio Macedo, mas Rogério Carvalho, que é presidente da legenda em Sergipe, faz oposição a ele.

Ainda há dificuldades com o PSD na Bahia: o partido é aliado da gestão petista, mas corre o risco de perder uma vaga de senador caso o PT leve adiante os planos de lançar o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para o Senado em 2026.

Diante da possibilidade de o senador Angelo Coronel (PSD-BA) ficar sem uma vaga para tentar a reeleição, uma ala do PSD já ameaça não apoiar a recondução do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).

Integrantes da oposição a Lula, no entanto, veem a crise com cautela. A avaliação é que tudo vai depender de como vai estar o nível de popularidade do presidente no ano que vem e quem serão os adversários na eleição presidencial.

Sem Tarcísio candidato e com a possibilidade de Lula pontuar bem nas pesquisas, há um entendimento que o governo federal poderá bancar as candidaturas de Wagner e Rui e escantear o PSD.

Agora, em um cenário de disputa acirrada, caminho que é considerado mais provável, até mesmo setores da oposição preveem que Lula deverá recuar para atender o PSD e não perder a aliança com o partido no estado.

— Na Bahia, a probabilidade do PSD é continuar ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula, mas existe a possibilidade de rompimento, caso o governador permita que a vaga do Senado não continue com PSD – declarou o deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA).

Tarcísio reforçaria oposição

Já se Tarcísio de Freitas for candidato a presidente, o entendimento é que o PSD e o Republicanos devem recuar de apoios ao PT no Nordeste. Ele é o candidato favorito de caciques do Centrão, mas indicou nos últimos dias que deve tentar a reeleição em São Paulo.

Na Bahia, o vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, seria candidato a governador contra Jerônimo e daria palanque a Tarcísio, que traria o PSD para a oposição no estado.

O mesmo aconteceria com o Republicanos no Piauí, que apoia hoje o governador Rafael Fonteles (PT), mas poderia desembarcar para dar palanque a Tarcísio.

O presidente do Republicanos, Marcos Pereira, disse a interlocutores que hoje a tendência é liberar os estados para apoiarem os candidatos que desejarem nos estados e que alianças com o PT estão permitidas.

No entanto, em caso do governador paulista ser lançado candidato à Presidência, o presidente do partido reconhece que seria necessário reforçar os palanques dele no Nordeste, onde ele deve enfrentar mais dificuldades se optar por um projeto nacional.

Uma das poucas exceções de apoio do Republicanos a Lula, mesmo com Tarcísio candidato a presidente, é em Pernambuco, estado do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

O Globo

BR-101 terá interdição noturna para obras de recuperação do Pórtico dos Reis Magos

 

Foto: Alex Régis/Seinfra

A partir desta terça-feira (30), a BR-101, na altura do Pórtico dos Reis Magos, será parcialmente interditada das 22h às 5h para a execução de obras de recuperação estrutural do monumento, localizado na entrada de Natal. A intervenção será realizada de segunda a sexta-feira, com previsão de duração de 30 dias, segundo informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).

A medida tem como objetivo recuperar a estrutura, que é considerada a maior em balanço da América Latina, com 60 metros de comprimento, sendo 10 metros de engaste e 50 metros em balanço. O monumento foi erguido em 1999, em comemoração aos 400 anos de Natal, e representa o cometa que, segundo a tradição cristã, guiou os Três Reis Magos até Belém.

De acordo com a Seinfra, motoristas devem redobrar a atenção ao trafegar pelo trecho durante o período de interdição. A secretaria também reforça a importância da preservação do patrimônio público, lembrando que atos de vandalismo, como pichações, são crimes e podem ser denunciados às autoridades.

O Pórtico é formado por uma base triangular de 4,54 metros por 6,39 metros de altura, com extremidade de base de 0,70 metros e altura de 1 metro. Para a obra, foram utilizados 102 m³ de concreto protendido e 26 cabos de 12 cordoalhas de aço RB-190, garantindo a segurança estrutural do monumento sem obstruir o tráfego da rodovia.

Os responsáveis pelo projeto estrutural são José Pereira da Silva, Flávio César Pereira e Fábio Sérgio Pereira, enquanto o projeto arquitetônico ficou a cargo de Moacyr Gomes.

A recuperação reforça o compromisso da Prefeitura em preservar um dos cartões-postais mais emblemáticos da cidade, garantindo segurança e manutenção para a população e visitantes.

Portal da Tropical

Lei prorroga licença-maternidade em até 120 dias

 


Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o texto que altera a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e prorroga a licença-maternidade em até 120 dias depois da alta hospitalar do recém-nascido e da mãe em caso de complicações no parto e amplia o prazo de recebimento do salário-maternidade.

A Lei nº 15.222 foi publicada na edição desta 3ª feira (30.set.2025) do DOU (Diário Oficial da União). Eis a íntegra (PDF – 263 kB).

Segundo o documento, a ampliação do tempo da licença-maternidade aplica-se nos casos em que a mãe ou o bebê fiquem internados por mais de duas semanas por complicações depois do parto.

O tempo de afastamento pode ser prorrogado, “descontado o tempo de repouso anterior ao parto”. Nesses casos, “o salário-maternidade será devido durante o período de internação” e por mais 120 dias depois da alta, “descontado o tempo de recebimento do benefício anterior ao parto”.

Lula assinou a sanção do texto na 2ª feira (29.set) ao participar da 5ª CNPM (Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres), em Brasília (DF).

O presidente citou iniciativas de sua gestão, como a criação do Ministério das Mulheres, o Programa de Dignidade Menstrual e a aprovação da Lei de Igualdade Salarial.

Segundo ele, tais avanços foram resultado direto da mobilização social: “Nada disso nasce de geração espontânea. Vocês nunca receberam nada de mão beijada. Toda conquista é fruto de muita luta”.

Lula também sancionou outras leis voltadas a políticas sociais e à proteção das mulheres:

PL nº 1086 de 2023 – Cria a Semana Nacional de Conscientização sobre o Cuidado com Gestantes e Mães. Dá ênfase aos primeiros 1.000 dias (gestação até os 2 anos de idade) para estimular o desenvolvimento integral da primeira infância;
PL nº 15.220 de 2025 – Institui o Sistema Nacional de Informação sobre o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância. Altera o Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257 de 2016) para integrar saúde, educação, assistência social e proteção, permitindo diagnósticos mais precisos sobre serviços como creches e unidades de saúde.

Poder 360

Trump: Muitos funcionários serão demitidos caso haja paralisação no governo

 


Foto: Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pode demitir muitos funcionários federais se o governo paralisar as atividades, em comentários para a imprensa nesta terça-feira (30).

O governo Trump vive semana de tensões, com democratas ameaçando um shutdown (paralisação) caso o Congresso não aprove o Orçamento para o ano fiscal de 2026 até terça-feira (30), data limite para decisão sobre o financiamento de departamentos e órgãos federais.

Sem a definição do pacote de gastos para o próximo ano, agências e outras atividades da administração federal devem paralisar suas operações.

Os legisladores ainda não aprovaram em ambas as câmaras nenhuma das 12 leis de apropriação que compõem o orçamento federal de gastos discricionários, o que levaria a uma paralisação total.

CNN

Comissão do Congresso aprova verba de R$ 4,9 bilhões para fundo eleitoral

 


Foto: Zeca Ribeiro

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso aprovou nesta terça-feira (30) uma instrução que, na prática, ampliará a reserva para o fundo eleitoral no Orçamento de 2026.

O texto, aprovado de forma simbólica por deputados e senadores, define que o relator da proposta orçamentária, deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), terá de trabalhar com um montante inicial de R$ 4,9 bilhões para o popularmente conhecido “Fundão”.

O valor supera a proposta inicial da equipe econômica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que projetava até R$ 1 bilhão, e iguala o recorde de recursos para o Fundo Especial de Financiamento de Campanha — a reserva de dinheiro público que financiará as campanhas eleitorais de 2026.

Segundo a proposta aprovada pela CMO, o fundo eleitoral será composto por cortes em outras despesas previstas no Orçamento de 2026, que ainda precisa ser votado pelos deputados e senadores.

Em agosto, ao enviar a proposta orçamentária, o governo propôs uma reserva de R$ 1 bilhão para o financiamento de campanhas. O montante, segundo a equipe econômica, havia sido obtido por meio de um corte em emendas parlamentares.

Sem objeção da base governista, o texto aprovado nesta terça mantém a reserva já existente e determina uma ampliação dos valores, elevando a retirada de recursos de emendas e obrigando o relator a cortar recursos em outros gastos do governo.

  • A maior fatia (R$ 2,9 bilhões) dos novos recursos virá de reserva originalmente prevista para emendas parlamentares de bancada.
  • Outra parte será abastecida por um corte R$ 1 bilhão nas chamadas despesas discricionárias — recursos que o governo pode definir a destinação, como investimentos. Ficará a cargo de Isnaldo Bulhões definir os locais nos quais os cortes vão ocorrer.

Há dois anos, o Congresso fez movimento semelhante: o governo havia proposta R$ 940 milhões para financiar as campanhas de 2024, mas os parlamentares elevaram a reserva para R$ 4,9 bilhões – um valor recorde.

Orçamento de 2026

DISPARADA DO PREÇO DO CAFÉ: 24% diminuíram o consumo e 39% dizem escolher marca mais barata, mostra pesquisa

 30/09/2025 17h42

Foto: amenic181/ Adobe Stock

Os brasileiros reduziram o consumo de café e passaram a escolher as marcas mais baratas da prateleira para enfrentar a disparada dos preços nos últimos meses, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (29).

O levantamento, que ouviu 4.200 pessoas em setembro de 2025, indicou que 96% dos brasileiros tomam café todos os dias. Muitos, no entanto, mudaram seus hábitos devido ao aumento dos preços:

24% diminuíram o consumo da bebida neste ano;

39% dizem escolher a marca mais barata que está na prateleira. Em 2019, eram 7%.

A pesquisa foi feita pelo Instituto Axxus a pedido da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e indica, a cada dois anos, os hábitos e preferências dos consumidores. Ela é realizada desde 2019.

Pix terá “botão de contestação” a partir de quarta; saiba como vai funcionar

 30/09/2025 17h07

Foto: NurPhoto via Getty Images

A partir de quarta-feira (1º), os usuários do Pix podem acionar o “botão de contestação” nos casos de fraude, golpe e coerção, informou o BC (Banco Central) nesta terça-feira (30).

O objetivo da ferramenta, formalmente conhecida como autoatendimento do MED (Mecanismo Especial de Devolução), é permitir a contestação de uma transação de forma totalmente digital — sem a necessidade de interação humana.

A nova medida poderá ser acionada pelo aplicativo da instituição financeira do usuário.

Atualmente, a devolução dos recursos é feita apenas a partir da conta originalmente utilizada na fraude. O problema é que os fraudadores, normalmente, conseguem retirar rapidamente os recursos dessa conta e transferi-los para outras contas. Assim, quando o cliente faz a reclamação é comum que essa conta já não possua fundos para viabilizar a devolução.

O botão não vale para casos de erro e arrependimento pelos usuários, reforçou o BC.

Como irá funcionar

Segundo Breno Lobo, Chefe Adjunto do Decem (Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro) do BC, ao contestar a transação, a informação é instantaneamente repassada ao banco do golpista, que deverá bloquear os recursos em sua conta, caso existam.

Valores parciais também podem ser bloqueados, informou o BC.

“Depois do bloqueio, ambos os bancos têm até sete dias para analisar a contestação. Caso concordem que se trata realmente de um golpe, a devolução é efetuada diretamente para a conta da vítima. O prazo para essa devolução é de até onze dias após a contestação”, explica.

Ele ressalta que o “botão de contestação” não se aplica a casos de desacordos comerciais, arrependimento e erros no envio do Pix, como digitação errada de chave, ou que envolvam terceiros de boa-fé, por exemplo.

CNN Brasil

Governo dos EUA faz acordo com Israel para encerrar o conflito em Gaza

Fux decide manter número de deputados até 2030; plenário do STF ainda vai julgar

 


O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira, 29, que a readequação das bancadas da Câmara dos Deputados ao Censo de 2022 só terá validade a partir das eleições de 2030, e não para 2026, como estava previsto anteriormente. A determinação de Fux será submetida aos demais ministros do STF, em uma sessão extraordinária do plenário virtual.

A decisão atende a um pedido do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), que argumentou que o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de ampliação das cadeiras ainda não foi analisado pelo Legislativo, o que impediria a aplicação das mudanças.

Fux concordou e ressaltou a necessidade de previsibilidade. “Fica mantido, para as eleições de 2026, o mesmo número de vagas da Câmara dos Deputados para os Estados e o Distrito Federal das eleições de 2022, sem redefinição do número de vagas por unidades da federação”.

Se a decisão for mantida, estados como a Paraíba, que corriam risco de perder cadeiras, seguem com a mesma representação atual até 2030.

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Assembleia e Prefeitura de Pedra Grande realizam mais de 8,5 mil atendimentos em dois dias de ação

 

O município de Pedra Grande foi palco de uma das maiores edições do projeto Assembleia e Você, promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em parceria com a Prefeitura de Pedra Grande. Nos dias 25 e 26 de setembro, uma grande estrutura montada na praça central reuniu serviços de saúde, cidadania, educação, cultura, assistência social e lazer, garantindo à população mais de 8.500 atendimentos gratuitos.

Na área da saúde, foram realizados mais de 3.700 atendimentos, com consultas em diversas especialidades como cardiologia, ginecologia, pediatria, psiquiatria, ortopedia, endocrinologia, dermatologia, nutrição, oftalmologia, além de exames como ultrassonografia, mamografia e raio-X.

Na ação social, os moradores tiveram acesso a mais de 2.000 atendimentos, incluindo emissão de documentos, serviços do INSS, registro civil, corte de cabelo, design de sobrancelhas, esmaltação de unhas e orientações diversas.

A área da educação e cultura também foi destaque, com mais de 1.600 atendimentos, contemplando oficinas, exposições, varal literário, tenda da pintura e de jogos. Já nas doações, foram entregues mais de 660 itens, entre livros e jogos, além da distribuição de mudas.

Já os serviços jurídicos, atendimentos da CAERN, o programa Integra RN e demais ações cidadãs ultrapassaram outros 370 atendimentos, reforçando o caráter plural e abrangente do projeto.

O município ainda recebeu do deputado Ezequiel, fruto de emenda parlamentar, um trator e uma ambulância. O prefeito Pedro Henrique destacou a importância da parceria:

“A união entre a Prefeitura de Pedra Grande e a Assembleia Legislativa proporcionou um momento histórico para nossa cidade. Foram milhares de famílias beneficiadas, em um trabalho conjunto que reforça nosso compromisso com a população.”

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, também ressaltou o sucesso da ação:

“Esse é o papel do Legislativo: estar próximo das pessoas, levando serviços, cidadania e dignidade. Pedra Grande nos recebeu de braços abertos e respondeu com uma participação maciça.”

Política Prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, confirma pré-candidatura a deputado estadual em 2026

 


O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, confirmou oficialmente nesta segunda-feira (29) que é pré-candidato a deputado estadual nas eleições de 2026. A declaração foi dada durante entrevista ao comunicador Bruno Giovanni (BG), no programa Meio Dia RN.

Com uma gestão bem avaliada e em ritmo de crescimento, Dr. Tadeu vem se consolidando como uma das principais lideranças políticas do Seridó. Segundo pesquisas recentes, sua administração é aprovada por mais de 73,8% da população caicoense, reflexo das diversas ações e obras que vêm transformando a cidade e impulsionando o desenvolvimento em todas as áreas do município.

Entre as iniciativas de destaque, estão investimentos em infraestrutura urbana, saúde, educação e mobilidade. Um exemplo recente foi a entrega da pavimentação de sete ruas na zona leste de Caicó, que contou com a presença de autoridades políticas e da população local.

Durante o evento, o deputado estadual Nelter Queiroz fez uma declaração enfática sobre o atual momento político de Dr. Tadeu: “O prefeito de Caicó é, hoje, a maior liderança de Caicó e do Seridó”, afirmou o parlamentar em discurso.

A confirmação da pré-candidatura de Dr. Tadeu já começa a movimentar os bastidores políticos da região e promete esquentar a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em 2026.

Trajetória de Denise Lins é celebrada na ALRN com título de cidadã Norte-Rio-Grandense

 


A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte concedeu, nesta segunda-feira (29), o Título Honorífico de Cidadã Norte-Rio-Grandense à empresária Denise Lins. Essa é a maior honraria do Parlamento potiguar. A Sessão Solene, proposta pela deputada Cristiane Dantas (SDD), ocorreu no Plenário Deputado Clóvis Motta e celebrou a trajetória de dedicação e contribuição da homenageada ao desenvolvimento do estado.

“Reunimo-nos hoje para celebrar a história de uma mulher marcada por coragem, talento e generosidade. Um exemplo de empreendedora e de amor pela terra que a acolheu. Sua arte traduz sentimento em papel, simbolizando qualidade, exclusividade e elegância que orgulham o nosso Estado”, destacou Cristiane Dantas.

Natural de Palmeira dos Índios (AL), Denise chegou a Natal há 42 anos, onde construiu família, graduou-se e empreendeu, tornando-se referência nacional na arte de convites. À frente da Denise Lins Convites, empresa especializada em papelaria e decoração de eventos, transformou o negócio em sinônimo de elegância e excelência, completando, 40 anos de atuação. Com visão inovadora, investiu em tecnologia e equipamentos de ponta para manter o padrão de qualidade que a consagrou no Rio Grande do Norte e no Brasil.

“Sou potiguar de coração! A vida nos leva a tantos destinos, mas você fica onde seu coração é acolhido. O RN me deu o que tenho de mais sagrado: meus filhos, minhas netas e meu trabalho. Foram anos desafiadores, mas foi aqui que construí meu alicerce profissional. Há 42 anos sou muito feliz neste estado”, declarou Denise.

(mais…)

Defesa de vereadora em Alto do Rodrigues nega vínculo entre a parlamentar e ex-prefeito

 


NOTA DE ESCLARECIMENTO PÚBLICO

A defesa da vereadora Kívia Karoline Gomes Tavares, eleita em Alto do Rodrigues nas eleições de 2024, com 747 (setecentos e quarenta e sete votos), reitera de forma categórica que não existe qualquer vínculo de filiação afetiva entre a parlamentar e o ex-prefeito Nixon Baracho.

As alegações formuladas pelo Ministério Público Eleitoral carecem de lastro probatório idôneo. Os poucos “prints” juntados aos autos não contam com certificação digital, metadados ou ata notarial, requisitos mínimos para atestar que sejam objeto de fabricação, bem como a autenticidade e integridade de conteúdos eletrônicos, tornando-os suscetíveis a manipulação, montagem ou edição.

Após a impugnação apresentada pela defesa, o próprio órgão acusador tentou, intempestivamente, sanar tal falha, mas a documentação apresentada, em verdade revela que as imagens não podem ser certificadas e que os 02 (dois) vídeos tiveram registro de criação ou modificação apenas em fevereiro de 2025, portanto posteriormente ao ajuizamento da ação.

A jurisprudência eleitoral exige prova robusta e segura para a configuração de inelegibilidade por parentesco (art. 14, §7º, CF). No caso, inexiste comprovação da alegada filiação socioafetiva, tampouco se pode admitir que material eletrônico de origem absolutamente duvidosa sustente a cassação de um diploma legitimamente conferido pelo voto popular, em especial quando a prova produzida nos autos nega o parentesco por afetividade.

A defesa reafirma seu respeito à Justiça Eleitoral e confia que a decisão levará em conta a prova produzida nos autos, com o crivo do contraditório, bem como reafirma a ausência de qualquer relação de filiação afetiva e a fragilidade das provas apresentadas, que não autorizam a procedência do pedido de cassação.